Conheça os diferentes tipos de preenchimento injetável e saiba mais sobre as opções contra as marcas da idade
Você sabia que existem diferentes tipos de preenchimento injetável? Os preenchimentos têm se tornado opções cada vez mais buscadas em consultórios médicos, tanto entre homens quanto entre mulheres.
Isso porque eles são excelentes alternativas para tratar e amenizar as rugas e outras marcas de expressão que podem trazer certo incômodo estético para algumas pessoas, melhorando de forma considerável o aspecto e beleza da pele, em especial da região facial.
Porém, antes de explicarmos melhor sobre os tipos de preenchimento injetável, entenda a seguir quais são as alterações que ocorrem na pele ao longo do envelhecimento contribuindo para o surgimento das temidas marcas da idade.
Com o passar dos anos, é muito comum que certas linhas de expressão, assim como as rugas, comecem a aparecer causando insatisfações com a aparência da face e refletindo inclusive na autoestima. Mas porque isso acontece?
Bom, para explicar isso, é importante entender um pouco sobre o colágeno. O colágeno é uma proteína produzida naturalmente no corpo humano que tem como principal função dar firmeza e elasticidade aos tecidos. Assim, essa substância tem um papel fundamental na saúde da pele.
A questão é que, com o envelhecimento, há uma redução gradativa, porém substancial, da produção do colágeno pelas células. Dessa forma, há um aumento da flacidez da pele e perda do contorno da face, aumentando o desejo de realizar a aplicação de algum dos diferentes tipos de preenchimento injetável.
O motivo para isso é que esses procedimentos têm como ação amenizar as marcas e rugas, principalmente aquelas ocasionadas pela idade.
E você sabe quais são possibilidades para quem busca realizar tratamentos estéticos injetáveis para combater os sinais de idade? Confira a seguir algumas informações sobre esse assunto.
Os preenchimentos injetáveis podem ser divididos em duas classes: as substâncias chamadas preenchedoras e as chamadas bioestimuladoras.
Como o próprio nome sugere, as preenchedoras irão de fato preencher o local em que houve redução do volume do tecido. Já os bioestimuladores têm o papel de estimular a produção de colágeno e outras substâncias que são importantes para o bom aspecto e aparência da pele.
Os principais tipos de preenchimento injetável são:
Os preenchimentos com ácido hialurônico são, provavelmente, os mais conhecidos pela população, além de também serem um dos tipos de preenchimento injetável mais realizados nos consultórios médicos.
O ácido hialurônico tem como propriedade principal aderir a água. Dessa forma, ele promove a hidratação dos tecidos, aumentando a quantidade de moléculas de água presente no local, e melhora a elasticidade da pele.
Um fato interessante é que existem diferentes graus de viscosidade para essas substância, logo o ácido hialurônico possui uma grande variabilidade de usos possíveis, fato esse que justifica seu posto como um dos tipos de preenchimento injetável mais utilizados.
O Ácido poli-L lático é bioestimulador que aumenta a produção de colágeno no tecido de forma bastante gradual. Assim, os resultados da aplicação são bastante naturais e duradouros.
Geralmente, já se pode notar certas diferenças na firmeza e elasticidade da pele a partir de três semanas após a sessão inicial, sendo que os resultados podem durar por até 2 anos.
A hidroxiapatita de cálcio é também um dos tipos de preenchimento injetável principais. Uma das grandes vantagens de sua aplicação é que ela preenche o local imediatamente após a inserção da substância.
Geralmente é muito indicada nos casos em que há perda de volume de gordura e sustentação na face, o que contribui para a redução das rugas e vincos comuns, como o bigode chinês.
Além disso, essa substância pode ainda ser utilizada para alterar o contorno da face, criando um rosto mais harmônico.
Por fim, mas não menos importante, podemos citar a Policaprolactona como uma ótima opção de tipos de preenchimento injetável. Apesar de ser uma opção aprovada para uso no Brasil mais recentemente, já possui comprovação de eficácia e segurança.
Essa substância é um tipo de polímero com efeito bioestimulador que aumenta a produção de colágeno a longo prazo, além de preencher os sulcos, vincos e marcas de expressão de forma imediata.
Uma das suas grandes vantagens em relação aos demais tipos de preenchimento injetável é justamente sua durabilidade. Geralmente, os resultados perduram por cerca de 4 anos.
Para saber mais sobre os tipos de preenchimento injetável, agende uma consulta com a Dra Giselle Burgarelli.