Conheça o bioestimulador de colágeno Sculptra e entenda quais as suas indicações, formas de uso e benefícios
O Sculptra ficou conhecido por ser um bioestimulador de colágeno eficaz e de longa duração. Mas, afinal, você sabe o que são os bioestimuladores e como eles atuam?
De forma geral, os bioestimuladores são substâncias aplicadas na pele com o objetivo de aumentar a produção de colágeno na região.
Por sua vez, o colágeno é uma molécula produzida naturalmente pelo corpo e que atua principalmente na sustentação, firmeza e elasticidade da pele. Porém, com o passar dos anos, é normal que a produção natural de colágeno caia no organismo.
Dessa forma, o bioestimulador de colágeno faz com que as células da região continuem produzindo essa proteína em quantidades adequadas. Assim, a flacidez local é reduzida, melhorando a firmeza e elasticidade da pele.
Vale lembrar que existem alguns tipos de substâncias bioestimuladoras, sendo uma delas o Sculptra.
Agora que você já sabe o que são os bioestimuladores, é importante de fato conhecer o Sculptra, um dos compostos mais usados atualmente.
O Sculptra é um bioestimulador de colágeno feito com o ácido poli-L-láctico — uma substância que é segura e absorvível pelo organismo.
Essa molécula é diluída e aplicada nos planos profundos da pele e, após esse processo, já começa agir. Seu principal mecanismo é recrutar as células produtoras de colágeno (os fibroblastos).
Assim, havendo mais células produtoras no local, a produção e a organização das fibras de colágeno e elastina serão maiores. Esse é o fator responsável por gerar os resultados esperados pelo paciente.
Os benefícios que essa técnica oferece estão diretamente ligados ao seu mecanismo de ação no organismo. Assim, os principais resultados benéficos obtidos por meio do aumento de colágeno pelo Sculptra são:
Outro ponto importante a ser citado é a diversidade de regiões do corpo que o bioestimulador Sculptra pode ser aplicado. Isso porque é comum imaginar que esse tipo de tratamento estético é feito apenas no rosto, mas isso não é verdade.
As áreas de aplicação podem ser:
Os resultados do tratamento estético com bioestimulador são duradouros e efetivos, podendo persistir por aproximadamente 2 anos. A partir desse período, a substância aplicada é absorvida pelo organismo. Dessa forma, a estimulação da produção do colágeno é interrompida.
Porém, para que o tratamento tenha essa duração, é importante que ele seja completo, ou seja, pode ser necessário mais de uma sessão na mesma região corporal.
A indicação da quantidade de sessões será feita pelo profissional médico, a depender das características de cada paciente — ou seja, da flacidez da pele, da idade, entre outros fatores.
A principal indicação para realizar o tratamento estético com o Sculptra é o incômodo com a falta de elasticidade e firmeza na pele. Isso é mais comum nas pessoas acima dos 40 ou 50 anos.
Porém, mesmo pessoas jovens que têm essa preocupação com o futuro podem utilizar esse método. Isso porque, a partir dos 25 – 30 anos de idade, já se inicia um desequilíbrio entre a produção e o uso do colágeno no organismo.
Assim, começa uma redução no estoque dessa proteína, que tende a se agravar ao longo dos anos. Por isso, começar a aplicação de bioestimuladores ainda na segunda ou terceira década de vida é uma boa opção para prevenir a baixa do colágeno.
A recuperação depois de realizar o tratamento estético com o Sculptra é simples. Normalmente é recomendado realizar massagem local por 1 semana, a fim de ajudar na distribuição do produto em toda a região corporal.
Além disso, deve-se evitar fazer atividade física por 24h depois da aplicação, principalmente se o exercício envolver o movimento intenso da região de tratamento.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Sculptra.