Saiba como é realizada e quais os resultados esperados quando se faz uma rinoplastia: a plástica no nariz
Rinoplastia ou cirurgia plástica no nariz visa melhorar a aparência e a proporção dessa parte do rosto, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. Mas para além do objetivo estético, a rinoplastia também pode corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais.
Esse procedimento tem se popularizado muito nos últimos anos devido ao maior acesso às cirurgias plásticas no geral e também como consequência do fortalecimento de um certo tipo de padrão de beleza.
Porém, apesar do que muitas pessoas possam pensar e esperar em relação a essa cirurgia, a rinoplastia não tem como objetivo padronizar um único tipo de nariz para todas as pessoas. Na verdade, essa cirurgia visa harmonizá-lo com os demais elementos já existentes no rosto, potencializando a sua beleza natural.
Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, essa cirurgia não se restringe apenas à redução nasal, ela também pode ser feita com objetivo de aumentar o tamanho da estrutura nasal.
Entre as alterações possíveis, a cirurgia plástica do nariz pode mudar:
A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. Por isso, é sempre importante conversar com uma cirurgiã qualificada para esclarecer todos os pontos em relação a esse procedimento.
Existem diversos tipos de nariz que, para diferentes pessoas, podem ser considerados ideais ou não. Quando há insatisfação, a cirurgia plástica é uma opção para melhorar a autoestima.
Os tipos mais comuns de nariz são:
Apesar do tipo fino e arrebitado ser o modelo padrão e mais associado à busca pela rinoplastia, nem sempre ele é o ideal para todas as pessoas, pois ele poderá não harmonizar adequadamente com os demais elementos do rosto. Por isso, a decisão deve ser tomada em conjunto com uma cirurgiã de confiança.
É importante, antes de decidir qual técnica operatória será utilizada, avaliar as características do nariz. Isso porque, além da questão estética almejada, outro ponto que é importante e deve ser considerado ao avaliar qual melhor procedimento a ser realizado são as características nasais.
Isso porque esses elementos podem ser fatores facilitadores e limitantes da magnitude cirúrgica, tais como:
Além disso, na rinoplastia existem duas possibilidades de abordagem cirúrgica, que serão utilizadas a depender da magnitude do procedimento. A escolha da técnica a ser utilizada depende, além das preferências do cirurgião, das intervenções que serão necessárias em cada caso, sendo elas:
A incisão é feita somente na parte interna do nariz, onde o cirurgião terá acesso à cartilagem e aos ossos. Com a utilização de instrumentos cirúrgicos pequenos e delicados, o médico irá remodelar o nariz. As cicatrizes ficam somente dentro do nariz e não ficam visíveis.
Nesta técnica é feito um corte na pele da columela (tecido que se localiza entre as narinas). O médico irá erguer a pele do nariz e esculpi-lo com uma maior liberdade e visibilidade. Ela é mais indicada para cirurgias de maior alteração e, geralmente, a cicatriz é bem discreta e as incisões são pequenas.
A rinoplastia pode ser uma boa opção para você se:
Os cuidados são parte importante do processo cirúrgico, tanto antes quanto depois do procedimento. Previamente à cirurgia plástica, pode ser necessário, de acordo com as orientações do cirurgião:
Alguns cuidados importantes no pós operatório:
Todos esses cuidados pré e pós operatórios favorecem o sucesso da operação e um aumento da garantia de um resultado mais satisfatório.