Entenda como é a recuperação e os cuidados pós-rinoplastia e saiba o que você pode esperar desse processo após o procedimento
A rinoplastia, também conhecida como cirurgia plástica do nariz, é um dos procedimentos estéticos mais procurados do Brasil. Isso faz com que existam muitas dúvidas sobre essa cirurgia, sendo a recuperação e cuidados pós-rinoplastia parte desses questionamentos.
Isso porque, como em qualquer outro procedimento cirúrgico, estético ou funcional, as inseguranças interferem na escolha de realizar ou não um procedimento.
Nesse sentido, vamos esclarecer aqui as principais dúvidas sobre a recuperação e cuidados pós-rinoplastia, bem como um pouco mais sobre como é e quais os objetivos dessa cirurgia.
Existem duas principais formas de realizar esse procedimento, sendo a partir de uma intervenção aberta ou fechada. A recuperação e cuidados pós-rinoplastia variam de acordo com o tipo de abordagem.
A aberta, é feita a partir de pequenas incisões externas na columela (a parte entre as narinas, já na cirurgia fechada, as incisões são feitas dentro das narinas. O que definirá a abordagem escolhida será o tipo de problema, o que precisa ser corrigido, bem como os desejos da paciente.
Os objetivos variam de acordo com os subtipos, uma vez que a cirurgia plástica do nariz é um procedimento muito amplo, que pode ser dividido em 4 subtipos:
As duas principais intervenções cirúrgicas são a estética e a funcional. Em relação à estética, os principais objetivos estão relacionados à melhor harmonização dos componentes da face, buscando melhorar a simetria, a proporção e a curvatura.
Já em relação à intervenção funcional, os objetivos são melhorar a qualidade de vida da paciente, corrigindo distúrbios que podem estar associados a malformações, deformidades. Os principais problemas enfrentados são o desvio de septo, a hipertrofia dos cornetos e o estreitamento da válvula nasal.
Vale destacar, no entanto, que independente do procedimento escolhido, a avaliação cuidadosa da cirurgiã é essencial, uma vez que só ela poderá direcionar os melhores cuidados e orientações relacionados ao procedimento.
A recuperação e cuidados pós-rinoplastia estão intimamente relacionados, uma vez que uma boa recuperação está intimamente ligada à adesão do paciente aos cuidados pós-operatórios.
Nesse sentido, os cuidados pós-rinoplastia são definidos no momento da consulta inicial, em que também são alinhadas as expectativas e perspectivas da cirurgia. Nessa consulta, a cirurgiã responsável irá fornecer todas as orientações para o sucesso no pós-operatório.
Existem recomendações gerais como:
Entretanto, é essencial alinhar os cuidados específicos com a cirurgiã plástica, uma vez que cada paciente possui particularidades, sendo as condutas individualizadas.
Além disso, uma boa adesão aos cuidados pós-rinoplastia, além de garantirem uma boa recuperação também garantem resultados mais satisfatórios.
Além de saber mais sobre a recuperação e cuidados pós-rinoplastia é essencial decidir o local de realização desse procedimento cirúrgico. Isso porque os cuidados pós-rinoplastia estão relacionados às responsabilidades do paciente, mas existem também as responsabilidades da cirurgiã.
Entre elas ganha destaque a competência técnica, sendo que a Dra. Giselle Bugarelli é formada desde 2006 em uma das melhores universidades do país (Universidade Federal de Minas Gerais) e conta com especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica em hospitais com residências médicas conceituadas, além de ser Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP.
Por isso, se você deseja saber mais sobre a recuperação e cuidados pós-rinoplastia ou deseja marcar seu procedimento, agende uma consulta.