Saiba como manter o banco de colágeno no seu corpo e tenha a pele firme e jovem por mais tempo
O banco de colágeno tem se tornado uma alternativa cada vez mais procurada, para garantir a jovialidade da pele. Esse processo possibilita a manutenção dos da produção do colágeno seja garantida e prolongada, evitando o uso de medicamentos e hábitos alimentares voltados apenas para esse propósito.
Essa alta procura se deve principalmente ao fato de que, ao longo dos anos, principalmente a partir da idade adulta, o banco de colágeno disponível reduz. A partir dos 30 anos, essa redução é ainda mais acentuada e assim começam a surgir as temidas marcas de expressão.
Com isso, muitas mulheres, principalmente, procuram por métodos alternativos que costumam não ser tão eficazes, como pílulas de colágeno, e acabam ficando insatisfeitas com o resultado, já que muitas vezes essas intervenções não impedem de fato o aparecimento das linhas de expressão e rugas.
Uma vez presentes, é possível, porém mais difícil, eliminá-las. Por isso, quanto antes a intervenção para reposição do banco de colágeno for feita, melhores os resultados.
Mas afinal, o que é e para que serve o colágeno? O que é e como conseguir manter o banco de colágeno com o envelhecimento?
O colágeno é uma proteína de importância fundamental para diversos processos que o corpo desempenha. Dentre eles, uma função associada à estética é a manutenção da firmeza e elasticidade da pele.
O banco de armazenamento dessa proteína é mantido enquanto a produção desta é bem desempenhada pelo organismo. Entretanto, com o passar dos anos, há uma diminuição cada vez maior da produção dessa proteína, de maneira que os sinais do envelhecimento associados à perda da elasticidade e flacidez da pele vão aparecendo.
Como esse tipo de característica é incômodo para muitas pessoas, novas tecnologias eficientes começaram a surgir com um objetivo em comum: aumentar o banco de colágeno.
O banco de colágeno é uma reserva que está disponível para ser usada pelos tecidos e outros sistemas do corpo. Esse banco é feito naturalmente pelos estímulos do próprio corpo até a idade adulta, quando os estoques começam a reduzir.
Atualmente, o banco pode ser formado ainda por meio de estímulos externos, os bioestimuladores que atuam promovendo a sintetização dessa proteína de forma natural. Os principais deles são o Sculptra, o Ultraformer III e o Radiesse.
Todos os procedimentos citados são aprovados e amplamente utilizados. Por isso, conheça cada um deles e saiba como eles podem ajudar a recuperar a firmeza e elasticidade da sua pele.
O Ultraformer III é uma tecnologia que consiste no uso de energia térmica focal. O local onde é aplicado essa energia, que atinge cerca de 74,5°, cria uma zona de coagulação em uma proporção e profundidade definidas.
Essa coagulação, a partir de uma série de reações, é a responsável por induzir a produção de colágeno e a formação de um banco dessa proteína.
Apesar da temperatura, a dor é, em geral, baixa.
Consiste em um preenchimento dérmico, a base de ácido poli-L-lático (PLLA), aprovado pela FDA (Food and Drug Administration). Preenchimento da pele por essa substância estimula a produção natural do banco de colágeno pelo organismo.
O número de sessões varia entre cada pessoa e profissional, mas em geral com poucas sessões já é possível finalizar o tratamento.
Os efeitos são duradouros, mas não permanentes, o que permite que, caso a paciente deseje alterar alguma outra área, é possível elaborar um tratamento mais personalizado.
O Radiesse por sua vez é feito a partir da hidroxiapatita de cálcio. Ele também é um bioestimulador do banco de colágeno e o princípio básico é repor o volume de tecido perdido.
O Radiesse é realizado a partir do uso da substância, sendo feita uma aplicação, a partir de um gel injetável, contendo o bioestimulador. Um dos pontos positivos desse tratamento é que os efeitos já são vistos de maneira imediata.
O objetivo principal pelo qual essa técnica é utilizada é para repor volume em algumas regiões faciais. Em geral, esse é um procedimento feito com anestesia local e de rápida aplicação.
Hábitos alimentares também podem ser positivos para garantir melhores resultados. Isso porque existem diversos alimentos ricos em colágeno, que colaboram para a firmeza da pele.
Tem mais dúvidas sobre o banco de colágeno ou sobre como recuperar a pele jovem e mais firme? Entre em contato e agende uma avaliação.