Conheça mais sobre a cirurgia de redução das mamas e saiba quais são as indicações e cuidados necessários no pré e pós-operatório
A mamoplastia redutora, conhecida também pelo nome “cirurgia de redução das mamas”, é um procedimento que tem como objetivo reduzir o volume excessivo dos seios, que pode ser motivo de incômodo em certas situações.
A mama é uma parte do corpo da mulher que está muito associada à sua autoestima e ao bem-estar. Assim, quando existe algum tipo de alteração, seja no volume, na aparência ou no formato, é comum surgirem certos desconfortos e inseguranças estéticas, além de questões funcionais que podem atrapalhar no dia-a-dia.
Seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde. Isso porque o peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa, sendo muito comum a associação entre essa questão e as dores nas costas e no pescoço, além de prejuízos na postura, com apresentação do tronco mais curvado para frente.
Além disso, mamas grandes podem causar um desconforto estético considerável, principalmente tendo em vista que seios volumosos tendem a ser mais caídos devido à perda de sustentação dos tecidos.
Por causa disso, a mamoplastia redutora pode ser uma alternativa para as pacientes que desejam fazer a redução do volume das mamas, melhorando a relação da mulher com o próprio corpo e aumentando sua autoestima.
No entanto, vale ressaltar que a cirurgia de redução de mama é um procedimento individualizado. Você deve fazê-lo para si mesma, e não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
Consulte uma cirurgiã plástica e tire suas dúvidas sobre a mamoplastia redutora!
A mamoplastia redutora é um procedimento que possui duração de cerca de 2 horas e é realizada com uso de anestesia geral.
Como o próprio nome sugere, a cirurgia de redução da mama é feita a partir de uma incisão ou corte nos seios, por onde é feita a remoção de gorduras, tecido mamário e pele excessivos.
A partir disso, as mamas são reposicionadas e é feita a diminuição do tamanho das aréolas, caso necessário.
Existem 3 principais tipos de incisões que podem ser utilizadas na mamoplastia redutora. Cada um deles possui indicações específicas e o seu uso irá variar de acordo com o que o cirurgião julgar mais adequado para o caso da paciente.
São eles:
A redução de mama pode ser uma boa opção para você se:
A preparação para a mamoplastia redutora, assim como para qualquer outro procedimento cirúrgico, é uma parte fundamental para evitar possíveis riscos associados. Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
No pós operatório da cirurgia de redução das mamas é recomendado:
Uma dica essencial para quem deseja passar por qualquer tipo de procedimento cirúrgico, principalmente quando se trata de cirurgias plásticas é: Converse com um cirurgião plástico de confiança!
Isso porque esse profissional é a pessoa mais indicada para te informar e te orientar quanto aos cuidados necessários no pré e no pós-operatório da mamoplastia redutora.
Além disso, o médico cirurgião poderá fazer uma avaliação do seu caso e perceber quais intervenções são mais necessárias e possíveis, sempre levando em consideração o desejo da paciente, mas também considerando quais são os resultados possíveis de serem alcançados de fato.
Esse é um dos pontos principais: ter expectativas realistas quanto à mamoplastia redutora.
Para saber mais sobre a mamoplastia redutora, agende uma consulta com a Dra Giselle Burgarelli.