Entenda o que é a ginecomastia e saiba como a cirurgia plástica na mama masculina pode ser a solução nesses casos
A ginecomastia é uma condição masculina resultante da hipertrofia das glândulas mamárias, com ou sem acúmulo de gordura ao redor da glândula. Essa condição é razão de incômodo para muitos homens, uma vez que essa não é uma característica comum para o sexo masculino.
As causas relacionadas à ginecomastia são diversas e podem ter desfechos diferentes a depender de cada situação. Nesse mesmo sentido, o tratamento é variado e busca, além de alterar a questão estética, solucionar o causador primário desse quadro.
Como citado, as causas podem ser diversas. Porém elas podem ser resumidas em três principais:
A ginecomastia costuma aparecer em meninos na adolescência como consequência das alterações hormonais da puberdade. Nesses casos, as mamas crescem por períodos de seis meses ou menos, para depois retornar ao tamanho normal. Entretanto, em cerca de 5% das vezes, a hipertrofia persiste até a vida adulta, sendo uma situação desagradável para alguns homens.
Esse quadro pode ainda estar associado a outras patologias ou quadros prévios, como:
O uso de medicamentos ou substâncias que causam desequilíbrio endócrino também pode ser responsável pela ginecomastia. Alguns exemplos dessa situação são:
As causas devem ser excluídas antes do procedimento cirúrgico a fim de evitar novo crescimento ou proliferação das glândulas ou tecidos mamários, além de evitar que haja o depósito de gorduras nessa região.
É importante também diferenciar a ginecomastia da pseudoginecomastia, que nesse último caso, é caracterizada pelo depósito excessivo de gordura sob o mamilo sem haver aumento do tecido glandular.
A ginecomastia pode ainda ser dividida em três níveis, sendo eles:
O tratamento da ginecomastia está, principalmente, relacionado à causa, de maneira que o médico avaliará qual a melhor condição de tratamento, sendo que a cirurgia é um dos métodos principais nesses casos.
A plástica na mama masculina é a principal intervenção médica utilizada para o tratamento do crescimento excessivo das mamas nos homens e tem técnicas cirúrgicas variadas. Isso porque a técnica utilizada depende do tipo de ginecomastia e de sua severidade.
A cicatriz, na maioria das vezes, é um semi-círculo ao redor da aréola, mas em casos severos pode se estender para outras regiões. Deve-se remover o excesso de glândula e de gordura conforme o caso.
De modo geral, candidatos a cirurgia de ginecomastia são:
Previamente à cirurgia é necessário:
Os cuidados após a cirurgia consistem basicamente em: