O face lift, lifting facial ou face lifting é um procedimento cirúrgico estético que permite melhorar a aparência do rosto. Do inglês, “face” significa rosto, enquanto que “lift” quer dizer levantar. Assim, a cirurgia promove o lifting do rosto, ou seja, ela é capaz de remodelar a parte inferior do rosto ao remover o excesso de pele.
O face lifting também pode ser chamado de ritidoplastia em alguns consultórios. Ele é um dos procedimentos mais procurados, principalmente por mulheres que querem remover a tão temida “papada” abaixo do queixo. Além de eliminar o excesso de pele ao redor do queixo e das bochechas, o procedimento pode ajudar a remover algumas marcas ao redor da boca e do nariz e também promover uma melhor aparência na região do pescoço.
Vamos conhecer um pouco mais desta técnica?
Como parte do processo de envelhecimento, a pele do rosto vai perdendo sua tonificação e desenvolve flacidez, rugas e linhas de expressão. Alguns fatores como tabagismo e exposição excessiva ao sol podem acelerar o aparecimento desses sinais, assim como algumas características hereditárias.
Embora a adoção de uma rotina de cuidados com a pele seja capaz de minimizar esses efeitos, eles fazem parte do ciclo de vida de qualquer pessoa. Apesar disso, muitos problemas relacionados à autoestima podem surgir juntamente com os sinais de envelhecimento, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
Para os pacientes que se sentem incomodados com essas consequências naturais do envelhecimento, o face lift ou ritidoplastia é indicada para recuperar a tonificação da pele e atenuar os sinais típicos da passagem do tempo. Esta cirurgia de rejuvenescimento facial é capaz de corrigir problemas como perda de tônus muscular, presença de vincos profundos localizados abaixo das pálpebras inferiores, pele frouxa e flacidez facial.
Os resultados alcançados trazem benefícios como:
Durante a cirurgia, a equipe médica faz uma incisão geralmente na frente ou na parte de trás da orelha que se estende para a linha do couro cabeludo. Depois disso, o médico separa a pele do tecido conjuntivo e dos músculos. Após a separação, ele é capaz de reposicionar ao puxar suavemente para cima e para trás os tecidos da pele mais profundos e de eliminar todo o excesso de pele e de gordura, fazendo com que a pele fique mais firme.
Como já dito, o face lift é uma técnica de rejuvenescimento facial que é capaz de corrigir apenas imperfeições da parte mais baixa do rosto, ou seja, das bochechas e do queixo. Já outros tecidos da parte da testa, por exemplo, não sofrem grandes alterações porque os músculos e tecidos dessa região são diferentes.
Todas as incisões são então suturadas.
A cirurgia costuma durar cerca de 2 a 5 horas e geralmente o paciente é liberado para ir para casa no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento.
Alguns cirurgiões plásticos utilizam a técnica de endoscopia, que pode ser utilizada no face lift para permitir incisões menores e a inserção de microcâmeras no rosto que ajudam a causar menos trauma aos tecidos e a promover uma recuperação mais rápida.
A ritidoplastia ou face-lit é uma forma segura de melhorar a aparência facial. É preciso ter em mente que ela não concebe a perfeição, mas otimiza todas as características naturais do rosto.
O procedimento não muda ou restaura a vitalidade da juventude. Por isso, o mais indicado é ter uma perspectiva realista em relação a todos os aspectos.
Dessa forma, é possível ter uma satisfação maior e, consequentemente, sentir-se incrível depois do procedimento, recuperando a autoestima.
Vale frisar também que os resultados podem variar de acordo com a idade, peso, sexo, tipo de pele, entre outros fatores. As pessoas que se interessam por essa cirurgia precisam ter boa saúde física e boa elasticidade da pele.
Converse mais com seu cirurgião plástico de confiança sobre o assunto.
A cirurgia facial deixa sempre cicatrizes, porém variam com o tipo de técnica que o médico utiliza e, na maioria dos casos são pouco visíveis porque ficam cobertas pelo cabelo e no contorno das orelhas. A cicatriz vai mudando de cor, sendo que inicialmente é rosa e posteriormente torna-se semelhante à cor da pele, processo que pode demorar aproximadamente 1 ano.
A recuperação da cirurgia ao rosto é lenta e causa algum desconforto durante a primeira semana. Durante o pós-operatório da cirurgia é necessário:
Em alguns casos, o médico recomenda aplicar compressas geladas na face para reduzir o inchaço. Além disso, no caso de ter pontos visíveis no rosto, estes são retirados aproximadamente 15 dias depois da cirurgia, sendo fundamental não realizar esforços, pintar o cabelo ou exposição solar nos primeiros 30 dias.
Concluindo, essa cirurgia plástica é ideal para recuperar a autoestima, deixando a pele facial com expressões suaves e com melhor elasticidade. Se você sente que o seu rosto tem excesso de pele e está flácido, converse com o seu médico sobre a possibilidade de realizar o face lift.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dragiselleb
Facebook: @dragiselleb
Dra. Giselle Burgarelli
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM: 43.939 | RQE: 27538