Conheça o explante mamário e porque esse procedimento tem sido procurado por muitas mulheres
O explante mamário é uma cirurgia plástica nas mamas que visa a remoção das próteses de silicone. Assim, os motivos que levam as mulheres a procurarem esse procedimento podem ser tanto estéticos, quanto indicações médicas.
Além disso, pelo fato de o implante mamário ser uma das cirurgias mais procuradas, o explante é mais comum do que se pensa.
Entretanto, apesar do desejo de algumas mulheres em fazer o explante mamário, é imprescindível compreender as indicações para esse procedimento.
A incisão, ou corte, para realização do explante mamário pode ser feito no mesmo local da cicatriz da cirurgia anterior para colocação do implante. O procedimento consiste basicamente na remoção das próteses, mas pode ser associado a uma cirurgia de correção de flacidez das mamas a depender de cada caso.
Isso porque é comum que haja flacidez nas mamas após a remoção do implante, quando nenhum outro material substitui o espaço anteriormente ocupado por ele.
Entretanto, a correção da flacidez não é indicada para todos os casos, sendo necessária a avaliação e orientação prévia da cirurgiã que será responsável pelo explante mamário.
Entre as opções disponíveis para correção da flacidez temos:
No entanto, em alguns casos, principalmente quando a mama já possuía quantidade satisfatória de tecido, não é preciso realizar nenhum procedimento voltado para correção de flacidez ou remontagem.
O pré-operatório dessa cirurgia plástica nas mamas consiste na realização dos exames solicitados pela médica responsável, além da mudança de comportamentos também orientados, como interrupção do tabagismo.
De modo geral, os cuidados operatórios incluem seguir corretamente as orientações médicas relacionadas aos hábitos de vida, uso correto dos medicamentos e repouso pelo período estabelecido.
A recuperação, por sua vez, é mais rápida que a da colocação das próteses, de maneira que com cerca de 7 a 14 dias a paciente já pode voltar às atividades cotidianas.
Em relação às condições médicas, as 4 principais situações que tornam o explante mamário recomendado são:
Consiste em uma condição em que a cápsula em torno do implante vai se tornando endurecida e perdendo a elasticidade. Essa situação leva à manifestação de dor e desconforto, além de poder mudar o formato das mamas.
Entre as causas, tem-se como principais: radioterapia, intercorrências no pós-operatório e próteses muito antigas.
Apesar de incomum, é possível que a parte externa do implante se rompa, de maneira que o conteúdo interno da prótese seja exposto.
Assim, alguns sinais que podem indicar que houve o rompimento incluem:
Nesse sentido, as causas da ruptura, por sua vez, são diversas, sendo as principais: os traumas e o desgaste natural das próteses.
Além disso, a urgência do procedimento de explante mamário varia de caso a caso, sendo importante procurar ajuda médica quando sentir qualquer incômodo na região das mamas.
Existem diversas doenças autoimunes que podem se manifestar após a colocação das próteses, sendo a principal delas a Síndrome Autoimune/Inflamatória Induzida por Adjuvante (ASIA). Entretanto, todas elas são muito raras e requerem investigação médica.
Além das condições autoimunes, o linfoma Anaplásico de Células Gigantes – ALCL também é uma condição característica entre as complicações raras.
De maneira geral, assim como na situação anterior é importante procurar ajuda médica quando sentir qualquer incômodo na região das mamas, a fim de verificar a necessidade de realizar o explante mamário.
Já em relação às questões estéticas, os motivos para realização dessa cirurgia plástica nas mamas variam de mulher para mulher.
Isso porque os padrões de beleza variam constantemente e mesmo que a indicação dos procedimentos estéticos ser feita apenas quando aquela característica de fato incomoda a pessoa, muitos realizam as operações apenas para seguir padrões.
Nesse sentido, isso faz com que as pessoas se arrependam do procedimento ou que, quando o padrão muda, elas queiram mudar também.
Além disso, os movimentos de aceitação do próprio corpo têm crescido, o que também colabora de forma significativa para o aumento do explante mamário.
Tem mais dúvidas sobre o explante mamário ou deseja realizar esse procedimento? Entre em contato e agende uma consulta para conversar mais sobre o assunto.