O sonho de realizar uma cirurgia plástica e ter ótimos resultados após o período pós-operatório pode ser comprometido devido ao alto nível de estresse. Como o estresse prejudica a cicatrização da cirurgia plástica?
O que o estresse descontrolado faz no organismo não é brincadeira e, por isso, além de evitar situações estressantes, os sinais de que o sentimento está te dominando não devem ser negligenciados.
Nos últimos anos, cientistas de várias partes do mundo têm voltado suas pesquisas para os efeitos do estresse no corpo. Suas descobertas são surpreendentes, pois envolvem reações até então inimagináveis, como o processo de cicatrização.
O desejo em realizar uma cirurgia plástica pode provocar diversos sentimentos no indivíduo. Além da alegria e felicidade, é possível despertar sentimentos negativos também, como a ansiedade, medo, tristeza, dentre outros.
A decisão de realizar uma cirurgia plástica nem sempre é tão tranquila, pois pode vir acompanhada de muita ansiedade, falta de informação e medo. O importante é que mesmo para quem é ansioso, existem formas de tornar este momento mais confortável.
O primeiro passo para diminuir o medo e a ansiedade é procurar por um cirurgião plástico qualificado e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, assim você se sentirá mais seguro.
Ao agendar uma consulta presencial, a pessoa deve esclarecer todas as dúvidas e alinhar as expectativas em relação ao procedimento indicado com o médico. É fundamental para que tudo corra bem, que o paciente saia da consulta sem dúvidas e convicto da decisão.
Para que o estresse pré-cirúrgico seja reduzido, o método mais comum e mais utilizado é a preparação psicológica, em que são fornecidos dados sobre o procedimento e sobre o comportamento a ser adotado. Intervenções psicológicas e educacionais estão se tornando cada vez mais importantes, pois fazem parte do enfrentamento da situação cirúrgica.
É sempre importante e fundamental, seguir a risca as recomendações do cirurgião escolhido. O pós-operatório é uma parte tão importante quanto o ato operatório propriamente. Fazer o repouso adequado, retornar ao médico conforme o combinado, usar as malhas pós-operatórias, realizar fisioterapia para reabilitação dos tecidos e sempre tirar as dúvidas com o seu médico, faz toda diferença na recuperação.
Vale destacar que, o período pós-operatório não é imediato. É preciso paciência e tranquilidade para aguardar o resultado definitivo. Existem situações em que a recuperação total pode demorar meses.
É sabido que, o equilíbrio emocional tem grande influência sobre as questões físicas do corpo. É imprescindível manter o controle da situação com pensamentos positivos, além do suporte de bons profissionais, como por exemplo, o cirurgião plástico, psicólogos, dentre outros envolvidos no período pós-operatório do paciente.
Pesquisadores apontaram em um estudo que mais de 170 genes são afetados pelo estresse, sendo que 100 deles são completamente desligados, incluindo aqueles que produzem proteínas associadas diretamente à cicatrização de cortes no corpo.
Concluíram que as feridas demoravam em média 40% a mais de tempo para cicatrizar em pacientes estressados. Isso ocorreria devido ao desequilíbrio que o estresse provoca no organismo.
Logo o estresse prejudica a cicatrização da cirurgia plástica sim, mas é possível contornar a situação com algumas medidas preventivas.
O pensamento positivo pode ajudar na saúde e bem-estar. É fundamental exercitar a mente diariamente focando nas coisas boas, visando à qualidade de vida.
Quando isso acontece, os benefícios para o corpo são enormes.
Conheça alguns deles:
Para alcançar este equilíbrio, além do pensamento positivo, faça coisas que te agradam, como por exemplo, dançar, exercitar o corpo com atividades prazerosas como viajar, ter momentos com a família e amigos, dentre outros.
Procure seu cirurgião plástico de confiança e esclareça mais sobre o assunto.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dragiselleb
Facebook: @dragiselleb
Dra. Giselle Burgarelli
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM: 43.939 | RQE: 27538