Entenda como os bioestimuladores de colágeno atuam na sua pele e por que é importante pensar nisso desde a juventude
Os bioestimuladores de colágeno têm se tornado a solução para quem deseja manter um aspecto jovem e firme da pele, mesmo com o avanço da idade. Isso porque esse método tem apresentado resultados eficazes no rejuvenescimento da pele, gerando a melhora do aspecto físico e emocional da paciente.
Confira a seguir mais sobre esse assunto e entenda porque o uso de bioestimuladores é uma ótima solução para melhorar o aspecto da pele a curto e longo prazo.
Antes de entender o que são os bioestimuladores de colágeno e como eles atuam no organismo, é preciso entender o que são as fibras colágenas e quais as suas funções na pele.
Em primeiro lugar, essa é a proteína mais abundante do corpo humano e é responsável pela integridade dos ossos e das cartilagens e pela elasticidade e regeneração da pele, dos vasos e outros órgãos.
Produzida por células chamadas fibroblastos, as fibras colágenas podem existir em 4 tipos diferentes, a depender da sua origem e função, sendo o colágeno tipo I geralmente o que é encontrado na pele, principalmente na camada da derme.
Uma questão importante em relação à fibra colágena é que a produção dessa molécula tende a reduzir com o processo de envelhecimento e é principalmente por isso que a pele costuma perder a firmeza com o passar da idade e inicia-se o aparecimento de rugas.
Agora que você já sabe o que é o colágeno e onde ele atua na pele, vamos entender afinal o que são os bioestimuladores?
Os bioestimuladores de colágeno são usados literalmente como o seu nome diz, estimulando a neocolagênese, ou seja, a nova formação de fibras colágenas, apresentando resultados eficientes de rejuvenescimento.
Isso é feito por meio de uma substância que é injetada na pele, agindo de forma ativa nas camadas mais profundas e propiciando o retorno do volume e maior firmeza desse tecido.
Em geral, a neocolagênese é resultado de uma reação inflamatória local, causada pela substância bioestimuladora, que faz com que as células responsáveis – os fibroblastos – aumentem a sua produção de fibras colágenas.
Para obter esse resultado, atualmente já existe no mercado mais de um tipo de substância bioestimuladora. Confira a seguir quais são os principais.
Os principais bioestimuladores de colágeno disponíveis atualmente, que apresentam segurança e eficácia, são:
Esse é um polímero sintético, formado pro partículas biodegradáveis e reabsorvíveis pelo próprio organismo, atuando principalmente na formação das fibras colágenas, sendo pouco útil no preenchimento e aumento de volume em si.
Os bioestimuladores de colágeno à base de hidroxiapatita de cálcio são formados por microesferas dessa substância, fornecendo a reposição de volume e a bioestimulação para a formação de colágeno.
Nesse caso, o aumento de volume inicial é feito pela presença do próprio gel, que é eliminado do corpo após 9 a 12 meses da aplicação.
Esse bioestimulador é um gel composto com microesferas bioabsorvíveis, que ao serem injetadas na pele agem preenchendo rugas e sulcos, melhorando os contornos e resultando em neocolagênese posteriormente.
Os fios de PDO (Polidioxanona) também atuam melhorando a sustentação e elasticidade da pele devido a indução da produção de fibras colágenas, aprimorando os contornos faciais.
A eficácia desse método é boa e duradoura, tendo suas particularidades a depender do tipo escolhido. No geral, os resultados que podem ser esperados são:
Vale lembrar que o prazo para aparecer o resultado, a duração dos efeitos e a necessidade de novas sessões irá depender do bioestimulador escolhido e também de cada paciente.
Tire suas dúvidas com sua médica antes do procedimento e saiba quais os melhores bioestimuladores de colágeno para o seu caso.
Os bioestimuladores de colágeno não costumam oferecer riscos aos pacientes, já que são substâncias degradadas pelo próprio organismo, reduzindo o risco de toxicidade, e que são aplicadas apenas na pele.
Assim, o principal aspecto que se deve ter atenção para reduzir o risco de algum problema no procedimento é em relação ao profissional escolhido.
Procure sempre por médicas especializadas e experientes na área. Dessa forma, você garante a sua segurança e a eficácia do procedimento escolhido.
Agende uma atendimento com a Dra. Giselle Burgarelli e tire suas dúvidas sobre os bioestimuladores de colágeno.