A abdominoplastia é uma cirurgia muito procurada por mulheres e homens, afinal quem não gostaria de ter um abdômen bem definido? Muitas dúvidas envolvem esta cirurgia, inclusive o antes e depois da abdominoplastia.
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo amenizar a flacidez no abdômen após perda de peso, especialmente após uma gestação, cirurgia bariátrica ou emagrecimento devido à reeducação alimentar.
Assim como em qualquer cirurgia plástica é muito importante avaliar as indicações da cirurgia para o paciente, e principalmente o estado de saúde para que tudo corra bem.
Dessa forma, tanto homens como mulheres podem se submeter a esta cirurgia. Em contrapartida, a abdominoplastia não é indicada quando não existe excesso de pele e não há flacidez suficiente, conforme destaca Barbosa.
Comumente, a abdominoplastia pode ser associada à lipoaspiração, mas apenas o cirurgião plástico poderá avaliar esta possibilidade.
Antes de realizar a abdominoplastia é necessário realizar exames pré-operatórios de acordo com o quadro clínico e seguir todas as recomendações do médico que antecedem a cirurgia.
Recomenda-se que o paciente esteja no peso ideal e que a concentração de gordura no abdômen seja adequada, pois caso contrário o resultado da cirurgia não será bom.
Depois da cirurgia de abdominoplastia é de extrema importância que se evite esforço físico. Além disso, é preciso manter uma postura levemente curvada por pelo menos 15 dias pós-cirurgia. Evitar descer e subir escadas faz parte das recomendações.
Vale ressaltar, que após a realização da abdominoplastia é necessário que o paciente fique em observação por pelo menos 24 horas.
Por pelo menos 35 dias que sucedem a cirurgia de abdominoplastia é obrigatório o uso de uma cinta pós-cirúrgica (malha compressora).
Sobretudo, o paciente deve evitar usar roupas apertadas e exposição excessiva ao sol. Em hipótese nenhuma deve-se utilizar compressas quentes nos locais da sutura da abdominoplastia.
Sendo assim, é fundamental seguir à risca todas as orientações médicas para não ter maiores problemas depois da realização da cirurgia.
É sabido que, uma pessoa que não mantém uma dieta equilibrada e que não pratica exercícios físicos com frequência pode ter excesso de peso. Portanto, mesmo que a paciente tenha feita a cirurgia de abdominoplastia, ela pode engordar novamente se não tiver hábitos saudáveis.
Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente à dor, portanto o paciente poderá senti-la de forma moderada ou até aguda. Mas, seu médico prescreverá um analgésico, se necessário, e irá instruí-lo sobre como lidar melhor com a dor.
Tal como acontece com qualquer cirurgia, existem riscos. Lembre-se, esta cirurgia afeta uma parte muito importante do seu corpo. Embora sejam raras, as complicações podem incluir infecções, má cicatrização, sangramento sob a aba da pele ou embolia pulmonar. Você pode apresentar um risco aumentado de complicações se você tiver circulação fraca, diabetes ou doença cardíaca, pulmonar, hepática, ou história de coágulos sanguíneos.
Mas, para amenizar os riscos da cirurgia é muito importante seguir todas as recomendações do médico tratando-se do antes e depois da abdominoplastia. Também é fundamental procurar por um cirurgião plástico especializado e realizar a cirurgia em um hospital que oferece toda a infraestrutura no caso de intercorrências.
O recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para retirada em uma cirurgia plástica é 5% a 7% do peso. “Então, pacientes com mais que este excesso de peso não podem esperar um resultado de barriga “chapada”. Vale ressaltar que, a cirurgia melhora o contorno, retira as gorduras localizadas e o excesso de pele, porém, não deve ser vista como uma forma de emagrecimento.
Concluindo, a cirurgia no abdômen oferece vários benefícios, mas é muito seguir as orientações sobre o antes e depois da abdominoplastia para que os resultados sem satisfatórios.
Converse com seu cirurgião plástico, esclareça todas as dúvidas e faça o alinhamento das expectativas. Assim, você se sentirá mais segura e confiante para realizar o procedimento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dragiselleb
Facebook: @dragiselleb
Dra. Giselle Burgarelli
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM: 43.939 | RQE: 27538