A harmonização facial com ácido hialurônico é um dos processos mais comuns utilizados quando o assunto é a harmonização orofacial.
Isso porque a harmonização facial como um todo trrata-se de um conjunto de técnicas (diversos mini-procedimentos), que tem como objetivo final deixar o rosto com mais destaque, harmonia e simetria.
Nesse processo, o profissional trabalha a proporcionalidade entre as diversas regiões que compõem a face: lábios, mandíbula, bochechas e até mesmo o nariz.
É claro que todo o processo é delimitado pelos desejos do paciente e pela necessidade técnica que o profissional responsável identifica na avaliação inicial.
Assim, dentro do conceito de harmonização orofacial, várias etapas podem estar envolvidas, por exemplo:
Vale ressaltar que a definição dos procedimentos deve ser individualizada para cada paciente. Mas, afinal, como o ácido hialurônico atua na harmonização facial? Confira a seguir!
Em primeiro lugar, é importante entender que o ácido hialurônico é uma substância que é produzida naturalmente no organismo. No entanto, ocorre a redução dos níveis produzidos ao longo da vida de maneira natural. Isso acaba gerando a redução de volume da pele e o aparecimento da flacidez.
Por isso, a utilização do ácido hialurônico na harmonização facial é um dos processos fundamentais para corrigir pequenas alterações que ocorrem ao longo da vida.
Ele atua de forma eficiente principalmente para preencher determinadas áreas do rosto. O objetivo fundamental nesse caso é devolver o volume e o viço da região, dando mais proporcionalidade e equilíbrio para a face.
O ácido hialurônico na harmonização facial pode ser utilizado com diversos objetivos no rosto, sendo um deles o preenchimento do sulco nasogeniano, mais conhecido como “bigode-chinês”.
Outro uso desse procedimento é no preenchimento labial, a partir da colocação de produtos a base de ácido hialurônico nos lábios. O objetivo principal é a busca pelo volume e pelo destaque no contorno labial.
A rinomodelação é outro exemplo de tratamento com base nessa substância. Essa é uma opção para quem deseja remodelar o nariz, sem passar por uma cirurgia de fato.
Nesse procedimento, o profissional injeta o produto a base de ácido hialurônico em regiões específicas do nariz, buscando aprimorar os contornos nasais. Tudo isso, é claro, de acordo com a vontade da paciente e seguindo a anatomia de cada uma.
A olheira também pode ser corrigida neste procedimento, por meio do preenchimento do sulco nasojugal (região das olheiras) com produtos específicos.
De forma geral, outros locais que podem ser tratados por meio da harmonização facial com ácido hialurônico são as rugas ao redor da boca, marcas de expressão que podem ser preenchidas, destaque da região malar (maçãs do rosto) e o realce do contorno da mandíbula.
Vale ressaltar que esses tratamentos estéticos são feitos de forma pouco invasiva, mas tratam-se de procedimentos temporários. Em sua maioria, os resultados eficazes duram de meses a anos e, a reaplicação é válida à medida que os efeitos passam ao longo do tempo.
Uma dúvida muito comum dos pacientes é onde fazer a harmonização orofacial. Isso porque hoje em dia profissionais de múltiplas áreas oferecem serviços parecidos, o que acaba gerando insegurança em alguns casos.
De forma geral, os profissionais que estão autorizados a fazer a harmonização facial são os médicos (principalmente cirurgiões plásticos e dermatologistas), os dentistas e os biomédicos. No entanto, isso varia quando o assunto são os procedimentos mais invasivos, como pequenas cirurgias.
É fundamental que ao procurar um profissional, busque por referências e também procure saber melhor sobre a sua formação e a sua experiência na área.
Em Belo Horizonte e região, você pode contar com a Dra. Giselle Burgarelli, graduada em Medicina e especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica.
Além disso, também é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica há mais de 10 anos e atua também no corpo clínico dos hospitais referências de Belo Horizonte: Mater Dei, Semper e Life Center.
Entre em contato, agende um atendimento e saiba mais sobre a harmonização facial com ácido hialurônico.