Conheça mais sobre os tratamentos estéticos e cirúrgicos mais procurados após a gestação
O período da gravidez transforma o corpo da mulher de diversas formas e, por isso, muitas vezes há o desejo e a busca por tratamentos estéticos e cirúrgicos após a gestação.
Nessa fase, as mudanças hormonais criam um ambiente para que o neném cresça e se desenvolva da melhor forma possível. Porém, muitas mulheres não desejam algumas das alterações fisiológicas que ocorrem no corpo feminino na gravidez.
Isso porque é frequente e normal que apareçam estrias, afinal, a barriga cresce em uma velocidade significativa. Além disso, em algumas gestações há também um ganho de peso um pouco elevado, que pode acontecer por diversos motivos.
Outro fator que frequentemente incomoda são os casos em que aparecem pequenas manchas no rosto: o famoso melasma.
Após o nascimento do bebê, muitas das alterações da gestação vão desaparecendo aos poucos. No entanto, em alguns casos mantém-se resquícios dessas alterações. Isso pode ou não incomodar a mulher e, por isso, o desejo e a busca por tratamentos estéticos e cirúrgicos após a gestação varia de pessoa para pessoa.
Nesse contexto, os principais tratamentos estéticos e cirúrgicos após a gestação são os que envolvem essas alterações mais comuns: flacidez abdominal, estrias e melasma. Conheça alguns desses procedimentos estéticos e cirúrgicos a seguir.
A abdominoplastia é um dos tratamentos cirúrgicos que tem como objetivo corrigir algumas alterações que podem ficar na barriga após a gestação.
Durante essa cirurgia, o médico retira o excesso de pele que ficou após a redução da barriga, eliminando a flacidez do local. Nesse processo também, é possível eliminar algumas das estrias na parte mais inferior do abdome, se for o caso.
Uma outra etapa a incluir nesse procedimento é a correção da diástase dos músculos abdominais.
Durante a gestação, os músculos da região podem acabar se afastando entre si, devido ao próprio crescimento da barriga e isso resulta no que é conhecido por diástase dos músculos abdominais.
Assim, durante a cirurgia de abdominoplastia, o médico tem a possibilidade de reaproximar essa musculatura, trazendo mais firmeza para o local.
Para decidir quais etapas serão feitas no seu caso, converse melhor com seu médico de confiança e saiba o que seria mais adequado para você.
Vale lembrar que a abdominoplastia não tem o objetivo de atuar na perda de peso. É uma cirurgia direcionada para, principalmente, eliminar o excesso de pele após uma gestação ou após uma perda de peso significativa. Ou seja, é um procedimento para fins estéticos.
A mamoplastia, por sua vez, é um dos tratamentos estéticos e cirúrgicos após a gestação que muitas vezes é desejado pelas mulheres. Porém, nesse caso, não é logo após o parto, e sim após a amamentação.
O processo de amamentar é uma etapa muito importante na vida da mãe e do filho e é uma etapa que deve ser vivida plenamente.
Durante essa fase, é normal que as mamas fiquem mais pesadas e volumosas, devido à produção do leite materno.
Assim, depois que esse período passa, é comum que algumas mamas fiquem mais pendulares, ou seja, fiquem “caídas”. Esse é um processo natural dessa fase da vida da mulher.
Se houver o desejo de alterar isso após o período de amamentação, a mamoplastia é a melhor solução.
Nessa cirurgia, o médico atua para que a mama volte à posição habitual. Além disso, nela também pode ser colocado uma prótese de silicone ou até mesmo fazer a redução das mamas, a depender do desejo da paciente.
Lembre sempre de conversar com seu médico sobre as suas reais expectativas em relação ao procedimento.
Vale ressaltar que tanto a abdominoplastia quanto a mamoplastia são cirurgias que, no geral, devem ser feitas se a mulher planejar não engravidar mais, considerando que uma nova gravidez traria todas as alterações no corpo novamente.
Uma das principais alterações na face são as manchas que podem não sumir após a gestação. Para isso, um dos tratamentos estéticos que podem ser feitos depois da gravidez é o peeling facial ou o laser. Lembrando que nesse caso, é um tratamento de longo prazo.
Se você deseja conhecer com mais detalhes os tratamentos estéticos e cirúrgicos após a gestação, agende um atendimento e saiba mais.