Saiba mais sobre a blefaroplastia superior, um procedimento que ajuda significativamente na autoestima e na função visual
Com o avanço da medicina nos tempos contemporâneos, uma das principais áreas em maior ascensão é a plástica, tanto para fins funcionais quanto estéticos. Hoje em dia, temos os mais diversos procedimentos. Um deles é a blefaroplastia superior que, por mais que tenha um nome tão complicado, é bem simples de ser compreendido.
Blefaroplastia é todo procedimento plástico relacionado às pálpebras. Essa cirurgia tem como objetivo corrigir questões como flacidez da pele, bolsas de gordura ou excessos de pele. Assim, a blefaroplastia superior é a cirurgia da pálpebra superior.
A blefaroplastia superior pode tanto ser realizada para melhorias na aparência quanto para razões funcionais, por exemplo quando a flacidez das pálpebras superiores começa a afetar a visão.
Como dito anteriormente, existem diversos motivos pelos quais uma cirurgia de blefaroplastia superior pode ser realizada. Normalmente, é um procedimento realizado em pessoas acima dos 40 anos, devido ao aparecimento de sinais de envelhecimento. As principais indicações são:
O procedimento de blefaroplastia superior é de curta duração, durando em torno de 40 minutos até 1 hora. Para a realização, é feita anestesia local. A operação começa com a delimitação da área a ser realizado o procedimento. Após, são feitos cortes na região específica e é feita a retirada do excesso, seja de pele, gordura e músculo. No fim, a pele é costurada.
Com a pele suturada, a sutura deve ser coberta por steri-strips, pontos que são colados na pele e sem causar dor. Vale ressaltar que não é preciso se preocupar com a cicatriz, visto que a blefaroplastia superior gera uma cicatriz simples e fina. Assim, ela facilmente se esconde entre as dobras da pálpebra superior e inferiormente aos cílios.
É importante que o(a) paciente permaneça no hospital algumas horas após o procedimento, esperando que o efeito da anestesia passe. É esperado que resultados iniciais já sejam vistos 15 dias após a cirurgia, sendo que o resultado final apenas após seis meses.
Para que os resultados sejam os melhores e o pós-operatório tenha menor risco de intercorrências, alguns cuidados devem ser seguidos seriamente.
Entre eles, estão: repouso por pelo menos uma semana; utilizar óculos de sol ao sair de casa como forma de proteção a luz solar; evitar atividades físicas por pelo menos um mês; evitar cigarros e bebidas alcoólicas; não passar maquiagem na região dos olhos; dormir de barriga para cima colocando um travesseiro sob o pescoço e o tronco, para manter a cabeça mais alta que o corpo.
Esses são apenas alguns dos cuidados necessários na blefaroplastia superior, mas o profissional que realizar o seu procedimento irá informar mais especificamente todos os cuidados necessários.
Um retorno médico também deve ser agendado, em média em torno de 15 dias para que seja observado o pós-operatório e para retirar os pontos.
Entre em contato pelos nossos canais de atendimento e marque já o seu procedimento de blefaroplastia superior! Será uma honra te ajudar a alcançar o seu objetivo, seja ele qual for.
Contamos com os melhores instrumentais e técnicas sempre atualizadas. Avaliamos a fundo seu caso para indicar qual o melhor procedimento. Estamos no aguardo pelo seu contato! Dra. Giselle Burgarelli – Cirurgiã Plástica.