As queimaduras são uma das lesões domésticas mais comuns, especialmente entre as crianças. O termo “queimar” significa mais do que a sensação de queimação associada com esta lesão. As queimaduras são caracterizadas por lesões cutâneas graves que faz com que as células da pele afetadas morram.
A maioria das pessoas pode se recuperar de queimaduras sem consequências graves para a saúde, dependendo da causa e do grau da lesão. As queimaduras mais graves necessitam de cuidados médicos de emergência para evitar complicações e morte.
Após o tratamento de urgência, poderá sem necessário acompanhamento em consultório para orientar curativos ou indicar novos procedimento que visam restaurar ao máximo forma e função, como enxertos, retalhos e desbridamentos.
Existem três tipos principais de queimaduras: primeira, segunda e de terceiro grau. Cada grau baseia-se na gravidade da lesão na pele.
O tipo de queimadura não se baseia na causa da mesma. A queimadura por escaldamento, por exemplo, pode causar todas as três queimaduras, dependendo de como o líquido quente e o tempo que permanece em contato com a pele.
Queimadura de primeiro grau: As queimaduras de primeiro grau causam danos mínimos à pele. Elas também são chamadas de “queimaduras superficiais”, porque elas afetam a camada mais externa da pele. Os sinais de uma queimadura de primeiro grau incluem:
Vermelhidão
Pequena inflamação, ou inchaço
Dor
Descamação da pele seca, ocorre com a cura de queimaduras
As queimaduras de primeiro grau geralmente apresentam boa resolução dentro de 7 a 10 dias sem deixar cicatrizes.
Tratamentos para uma queimadura de primeiro grau:
As queimaduras de primeiro grau são geralmente tratadas com cuidados em casa. O tempo de cura pode ser mais rápido quanto mais cedo você tratar a queimadura.
Queimaduras de segundo grau: As queimaduras de 2 graus são mais graves porque os danos se estende além da camada superior da pele. Este tipo de queimadura faz com que a pele se torne extremamente vermelha e dolorida. Devido à natureza delicada destas feridas, manter a área limpa e com curativo adequado é necessário para prevenir a infecção.
A maioria das queimaduras de segundo grau superficial apresenta boa resolução dentro de duas a três semanas sem cicatrizes, mas muitas vezes com alterações pigmentares na pele. Nos casos de queimaduras mais extensas ou segundo grau profundo pode ser necessária realização de enxertos de pele para tratamento.
Queimadura de terceiro grau: Elas causam o maior dano, estendendo-se através de todas as camadas da pele. Neste tipo de queimadura o dano é tão extenso que pode não haver qualquer dor pelo danos as terminações nervosas. Seu tratamento requer acompanhamento médico hospitalar especializado
Queimadura de quarto grau: São as mais graves, podendo atingir além da pele, ossos e músculos, resultando em grave dano e repercussão em todo corpo. Requerem atendimento médico de emergência.
A melhor maneira para combater queimaduras é evitar que isso aconteça. Certos empregos podem colocá-lo em um maior risco de queimaduras, mas o fato é que a maioria das queimaduras acontecem em casa. Lactentes e crianças jovens são os mais vulneráveis às queimaduras.
As medidas preventivas que você pode tomar em casa incluem:
Mantenha as crianças fora da cozinha enquanto cozinha.
Meça a temperatura da água do banho antes do uso.
Não deixe em áreas de fácil acesso fósforos e isqueiros.
Instale as tampas da tomada elétrica.
Verifique e elimine os cabos elétricos com fios expostos.
Mantenha produtos químicos fora do alcance, e use luvas durante o uso.
Use protetor solar todos os dias, e evite a luz solar de pico.