Saiba mais sobre a otoplastia e entenda como esse procedimento pode ajudar na sua autoestima
A otoplastia, também conhecida como cirurgia plástica da orelha, é um procedimento pouco conhecido por algumas pessoas. Entretanto, o que ele busca solucionar é uma característica que é motivo de incômodo para muita gente: o tamanho e formato das orelhas.
Esse procedimento pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. As correções de deformidades, por mais que sejam menores, podem beneficiar a aparência e a autoestima de quem se incomoda com essa parte do corpo.
Entender mais sobre como é feita, para que serve e quem pode fazer a cirurgia plástica da orelha pode te dar a confiança que você precisa para mudar a característica que te traz insatisfação.
Como foi falado, o objetivo principal da otoplastia é mudar características da orelha que são um fator de incômodo para a pessoa, dentre as características que podem melhorar com essa cirurgia plástica tem-se:
A otoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
Por isso, a consulta com o cirurgião ou com a cirurgiã de escolha é indispensável antes de tomar a decisão pela cirurgia plástica da orelha.
O procedimento é feito de uma forma muito simples. Veja os passos abaixo:
Passo 1: o cirurgião plástico faz uma incisão atrás da orelha;
Passo 2: por esta incisão é possível realizar modelação da cartilagem da orelha. Corrigirá sua projeção excessiva, aproximando-a do crânio.
Passo 3: é feito também a correção das curvaturas defeituosas da orelha.
Passo 4: Após a cirurgia, é realizado um curativo em forma de capacete para proteger a área operada.
A otoplastia, diferente de grande parte das cirurgias plásticas, também é destinada para o público infantil. Isso porque essa característica pode ser motivo de baixa autoestima também nesse público e, por se tratar de um procedimento simples, pode ser recomendada a cirurgia plástica da orelha.
As crianças candidatas a otoplastia devem ser:
Já em relação aos adolescentes e adultos, os candidatos a otoplastia devem ser:
Essas são algumas das exigências ou características gerais para cada grupo, a determinação se a cirurgia plástica da orelha será ou não realizada é feita pelo(a) médico(a) responsável pelo caso.
Alguns cuidados devem ser tomados antes da realização da cirurgia plástica da orelha, por isso, previamente à cirurgia, pode ser necessário:
Assim como na determinação da realização da intervenção cirúrgica, as medidas pré-operatórias também devem ser alinhadas com o cirurgião ou cirurgiã responsável.
Em relação aos cuidados pós operatórios, é importante se atentar aos seguintes pontos:
Seguir corretamente todas as recomendações médicas relacionadas ao pós-operatório garante não só um melhor resultado estético, mas também evita possíveis complicações associadas à otoplastia.
Se você tem mais dúvidas em relação à cirurgia plástica da orelha (otoplastia) ou quer saber mais sobre o assunto entre em contato com a Dra. Giselle Burgarelli e agende uma consulta.