Quer conhecer as opções de cirurgias plásticas nas mamas?
A cirurgia plástica nas mamas é um dos procedimentos mais procurados no Brasil. Seja por uma questão estética ou de saúde, as mulheres buscam valorizar os seios através da cirurgia. Vale destacar que, existem técnicas diferentes para atender diversos casos e falaremos um pouco delas neste texto.
A cirurgia plástica nos seios pode promover vários efeitos, como por exemplo, aumentá-los, diminuí-los, levantá-los e até mesmo reconstruí-los, nos casos de remoção da mama devido a câncer da mama.
Sobretudo, a mamoplastia só deve ser feita depois dos 18 anos, pois só a partir desta idade é que a mama já se encontra desenvolvida, evitando alterações no resultado.
A mamoplastia de aumento ou cirurgia de prótese de mama pode ir além do desejo de querer aumentar os seios. Muitas vezes ela também é feita para restaurar o volume mamário após extrema perda de peso ou gravidez.
O preparo para fazer uma mamoplastia de aumento pode incluir exames laboratoriais, mamografia ou ultrassonografia, parar de fumar e evitar tomar medicamentos que possam aumentar as possibilidades de sangramento.
Cada mulher possui um tipo físico e um corpo diferente. Por isso, é importante conhecer todos os tipos de prótese de silicone antes de realizar a mamoplastia de aumento, pois esse fator interfere diretamente no resultado da cirurgia.
A prótese cônica é mais pontuda, como o próprio nome já sugere. Consequentemente, o resultado da cirurgia pode apresentar seios mais empinados e projetados para frente.
A prótese redonda acentua o volume dos seios e preenche igualmente todos os espaços da mama. É o formato mais usado para mamoplastia de aumento.
A prótese anatômica simula o formato natural dos seios. É o mais usado em casos de reconstrução mamária.
A mamoplastia redutora é uma cirurgia para diminuir o tamanho e o volume das mamas, sendo indicada quando a mulher tem dor nas costas e no pescoço constante ou apresenta o tronco curvado, provocando alterações na coluna devido ao peso dos seios. No entanto, esta cirurgia também pode ser feita por questões estéticas, principalmente quando a mulher não gosta do tamanho de seus seios e sua autoestima é afetada.
A mamoplastia de redução pode deixar uma pequena cicatriz nos locais de corte, sendo geralmente ao redor da mama, mas o tamanho da cicatriz varia com o tamanho e formato da mama e da capacidade do cirurgião.
A mastopexia (Lifting de mama) é uma cirurgia que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária), reposicionando a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, promovendo simetria.
A mastopexia está indicada para mulheres que apresentam flacidez e caimento das mamas em função do envelhecimento, grande variação do peso ou amamentação.
A reconstrução mamária é uma cirurgia plástica reparadora, que pode ser realizada após a retirada da mama em decorrência do tratamento contra o câncer. A grande maioria das mulheres que passam pela mastectomia têm indicação para a reconstrução. Algumas enxergam a cirurgia como uma oportunidade de recomeçar e de se sentir bem com o corpo, outras preferem evitar novas cirurgias após o câncer. A decisão pela realização do procedimento deve ser discutida com o médico, que vai analisar o método apropriado para cada caso.
A recuperação de uma cirurgia de mama exige alguns cuidados especiais, como qualquer cirurgia. É preciso evitar esforços com os braços por cerca de um mês e não levantá-los acima da altura dos ombros por duas semanas, também é importante realizar repouso pelo menos nos primeiros 3 dias. É normal sentir dor ou desconforto nesses primeiros dias e observar inchaço na região.
Por isso, também é fundamental utilizar um sutiã cirúrgico por cerca de um ou dois meses, para promover a correta cicatrização dos tecidos e acelerar a reabsorção do inchaço.
Caso pondere realizar uma cirurgia plástica nas mamas, primeiramente é importante realizar uma pesquisa e obter referências do Cirurgião Plástico. A Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética é uma área específica da medicina e apenas médicos com esta especialização podem realizar determinado tipo de procedimentos cirúrgicos. Um médico pode ser cirurgião, mas isto não significa que seja especializado em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Portanto, para garantir a segurança da sua cirurgia plástica nas mamas, procure por uma clínica com a infraestrutura adequada e por um cirurgião plástico especialista, com boa formação e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dragiselleb
Facebook: @dragiselleb
Dra. Giselle Burgarelli
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM: 43.939 | RQE: 27538