Entenda como é feita a cirurgia de mamoplastia de aumento e saiba todos os detalhes que envolvem a colocação de um implante de silicone
A mamoplastia de aumento é o procedimento realizado para colocar próteses de silicone, sendo uma opção a ser considerada se você está insatisfeita com o tamanho da sua mama.
Nesse procedimento, que deve ser realizado por uma cirurgiã ou um cirurgião com especialização na área, é feita uma incisão, a colocação da prótese escolhida e em seguida a sutura, que deve ser realizada com técnica adequada para deixar uma cicatriz sutil.
Objetivos da mamoplastia de aumento
Os objetivos finais da realização desse procedimento são:
Aumentar o tamanho e projeção dos seios;
Melhorar o equilíbrio e a proporção entre as curvas do corpo;
Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia ou após alguma lesão.
É importante ressaltar que a mamoplastia de aumento não corrige as mamas pendulares, ou seja, os seios caídos. Se você deseja um resultado que corrige a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo que o aumento de mama ou, então, pode ser necessária uma segunda cirurgia.
Vale lembrar que a mamoplastia de aumento é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer a vontade de alguém ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
Quem é indicada para fazer a mamoplastia de aumento?
Como a mamoplastia de aumento é um procedimento cirúrgico, deve-se ter muita certeza sobre o desejo de fazê-la. Assim, você provavelmente é indicada para essa técnica se:
Você estiver fisicamente saudável;
Você tiver expectativas realistas em relação ao procedimento;
Seus seios estiverem totalmente desenvolvidos;
Você estiver incomodada e com a sensação de que seus seios são muito pequenos;
Você estiver insatisfeita com seus seios devido à perda de forma e de volume após a gravidez, à perda de peso ou ao envelhecimento;
Seus seios diferem entre si em tamanho ou forma, ou seja, são assimétricos;
Uma ou ambas as mamas não se desenvolveram normalmente;
Você passou por um atendimento com uma cirurgiã plástica, obteve as orientações sobre a mamoplastia de aumento e tem certeza do que quer.
Além disso, ao decidir realizar esse procedimento, existem algumas decisões a serem tomadas junto ao profissional, como o local da incisão cirúrgica, o tipo de prótese e em qual camada da mama ela será colocada.
Confira a seguir informações sobre esses tópicos.
Tipos de incisão para a mamoplastia de aumento
Quando a cirurgia é realizada apenas para a colocação da prótese (sem retirada de pele – pexia) podem ser usadas as seguintes incisões:
Sulco inframamário: nesta técnica a incisão é realizada abaixo da mama, na região do sulco. Neste tipo de incisão não há cortes na glândula mamária e permite uma boa visualização do local onde será colocado o implante.
Periareolar: nesta técnica a incisão para a colocação da prótese é feita na borda inferior da aréola, ocupando 180 graus. É a técnica indicada para pacientes que necessitam de redução da aréola.
Axilar: essa técnica é indicada para pacientes que possuem mamas pequenas, sem flacidez ou queda e com o sulco mamário pouco definido. O corte é feito na axila.
Posição da prótese de silicone
A posição que o implante será colocado também deve ser escolhida, gerando impacto no resultado do procedimento. As opções são:
Subglandular: a prótese é posicionada abaixo das glândulas mamárias e acima do músculo peitoral. Esta técnica é indicada para quem tem algum volume mamário. O silicone fica posicionado entre a glândula e o músculo peitoral maior.
Submuscular: a prótese é inserida atrás do músculo peitoral maior. É indicada para quem tem muito pouco volume mamário, ou seja, seios muito pequenos, sendo recomendada principalmente para mulheres muito magras. A colocação da prótese submuscular não impede a queda da mama nos casos de flacidez.
Formatos das prótese de silicone
Redondo: proporciona uma aparência mais volumosa ao colo (região superior da mama).
Cônico: proporciona maior projeção na região dos mamilos. Tem sua indicação muito semelhante à dos implantes redondos.
Gota ou anatômica: criado com o objetivo de promover um efeito mais natural às mamas. Muito utilizado nos casos de reconstrução mamária após a mastectomia, onde não há glândula remanescente para manter o formato da mama.
Perfis das próteses de silicone
Baixo: tem uma base mais larga e menor projeção que os outros perfis.
Moderado: tem a base mais ou menos larga e volume médio no polo superior da mama, para preenchimento moderado do colo e pouca projeção para frente.
Alto: possui uma base menor e projeta o polo superior da mama para frente, sem tanto preenchimento do colo.
Super alto: possui uma base ainda menor e tem maior projeção. É recomendado quando se deseja preencher bem o colo em pessoas de tórax estreito e deseja-se que as mamas não se projetem para as axilas.
Pré- operatório da mamoplastia de aumento
Outra questão importante é saber como ocorre o pré e o pós operatório do procedimento. Em relação ao pré-operatório, tenha atenção pois pode ser necessário:
Fazer exames laboratoriais ou avaliação médica;
Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;
Fazer uma mamografia antes da cirurgia caso esteja indicado (rotina de prevenção do câncer de mama);
Parar de fumar;
Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Pós-operatório
Já no pós operatório da cirurgia de colocação de silicone, é preciso:
Período de repouso de acordo com a recomendação do médico;
O uso de sutiã pós-cirúrgico;
Restrições em relação a esforço físico, podendo o paciente voltar a suas atividades normais após avaliação e liberação do médico;
Fazer os curativos onde foram feitos os cortes conforme orientação do médico;
Não dormir de bruço, geralmente por aproximadamente 1 mês;
Ter uma alimentação balanceada e beber bastante líquido.
Quais os riscos desse procedimento?
Como toda cirurgia, a mamoplastia de aumento também oferece alguns riscos, como a infecção do local da incisão, cicatrizes grosseiras ou má cicatrização. Porém, uma forma de evitar isso é procurar por um bom profissional e seguir todas as orientações médicas antes e após o procedimento.
Agende um atendimento e tire suas dúvidas sobre a mamoplastia de aumento.
Ainda com dúvidas sobre Mamoplastia de aumento? Entre em contato!