Conheça mais detalhes sobre a lipoaspiração e entenda quais são os principais cuidados associados a esse procedimento
A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas abdominais mais conhecidas pela população no geral, principalmente quando o assunto é métodos para eliminar as gorduras localizadas no corpo.
No entanto, apesar disso, é comum surgirem algumas dúvidas sobre como esse procedimento é realizado e para quais casos ele pode ser indicado. Entenda a seguir o que é a lipoaspiração e como ela é feita.
Como o próprio nome sugere, a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico na qual é feita a sucção do tecido adiposo através do uso de instrumentos específicos para essa finalidade.
Durante a cirurgia, após a administração da anestesia, são feitos alguns orifícios no local a ser tratado, pelos quais são inseridos os tubos que são responsáveis por sugar a gordura.
A partir disso, o tecido adiposo removido pode ser descartado ou então utilizado no procedimento chamado de lipoescultura. Isso é feito nos casos em que é necessária modelação corporal, nos quais a gordura lipoaspirada de uma área poderá ser injetada (lipoenxertia) em outra para dar uma forma mais harmônica e bonita.
Dessa forma, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura e melhorando os contornos do corpo e a proporção.
Um alerta importante que deve ser feito em relação a essa cirurgia é que a lipoaspiração não visa o emagrecimento. Por ser um tratamento que promove a redução do tecido adiposo, é comum que muitas pessoas pensem nele como uma opção para o emagrecimento. Porém, isso é um erro.
Isso porque, o seu objetivo principal é a remoção de gorduras localizadas em certas regiões, atuando apenas sobre o contorno do corpo, portanto, não é indicada como estratégia para a perda de peso.
A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura localizada e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.
A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, como:
Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada como complemento a procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.
A realização desse procedimento é indicada se:
Nas consultas anteriores ao procedimento, é importante tirar todas as suas dúvidas com a cirurgiã plástica e se informar melhor sobre a lipoaspiração a fim de entender se as suas expectativas de resultados podem ser obtidas por meio dessa cirurgia ou se existe algum outro tratamento que é mais indicado para o seu caso.
Uma das principais dúvidas entre os pacientes que irão realizar algum tipo de cirurgia plástica é quanto aos cuidados antes do procedimento. Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
Além de serem essenciais para reduzirem riscos e complicações durante a lipoaspiração, esses cuidados pré-operatórios são necessários para melhorar também a etapa após a operação.
No pós operatório da cirurgia do contorno corporal é preciso:
A lipoaspiração, assim como a maioria das cirurgias plásticas, é um procedimento invasivo e que necessita de atenção aos cuidados durante o pós-operatório a fim de garantir uma recuperação rápida e tranquila.
Visualizar os resultados da cirurgia é um dos pontos que costuma gerar mais ansiedade dos pacientes que realizam lipoaspiração. Porém, considerando a forma como a operação é realizada, é bastante comum surgirem hematomas (regiões arroxeadas) e edema (inchaço) na área.
Por causa disso, o resultado normalmente só é visto 3 meses após o procedimento, sendo que esse prazo varia de paciente para paciente e de acordo com os cuidados no pós-operatório.
As drenagens linfáticas podem ser grandes aliadas neste processo, já que reduzem o edema e possibilitam que os resultados sejam visualizados mais rapidamente.
Quer saber mais sobre a lipoaspiração? Entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Giselle Bugarelli.
Dra. Giselle Bugarelli
CRM-MG 43.939 | RQE 27538
https://giselleburgarelli.com/