Conheça mais sobre o lifting facial e saiba quais são as indicações e os cuidados relacionados a essa cirurgia plástica
O Lifting Facial ou a Cirurgia da Face tem se tornando um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados nos dias de hoje. Muito disso se deve a uma crescente tendência de realizar procedimentos que reduzem ou melhoram os aspectos do envelhecimento da pele, em especial do rosto e pescoço.
A pele por si só possui diversos mecanismos que promovem a sua sustentação e elasticidade, realizando uma cobertura nas estruturas mais internas, como a camada muscular, que tem como objetivo tanto proteger essas demais camadas, quanto auxiliar na execução de movimentos, principalmente quando estamos falando dos músculos da mímica facial.
O problema é que, ao longo dos anos, e como consequência principalmente da redução do colágeno presente nos tecidos, essa capacidade de auto-sustento vai se perdendo. Com isso, os primeiros sinais do envelhecimento começam a aparecer.
Apesar de ser um processo natural e que irá atingir a todas as pessoas, independente do sexo ou raça, isso costuma trazer certos incômodos e queda da autoestima. Assim, a realização do Lifting facial pode se tornar uma opção interessante.
Tecnicamente conhecida como Ritidoplastia, o Lifting Facial ou a Cirurgia da Face é um procedimento cirúrgico que visa melhorar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço, tais como:
O lifting facial é, portanto, uma cirurgia reparadora que atua reduzindo as marcas e sinais da idade que possam trazem incômodos para o paciente. Por isso, vale ressaltar que não se trata de um procedimento que irá interromper o processo de envelhecimento e muito menos irá provocar mudanças extensas na estrutura do rosto.
No entanto, para aqueles que desejam trazer mais suavidade e aparência jovial para o rosto, a realização do facelift ou lifting facial é atualmente uma das opções cirúrgicas mais eficientes e com melhores resultados.
Para tratar as rugas e marcas de expressão, existem diversas opções que incluem procedimentos cirúrgicos, como a Ritidoplastia, e procedimentos estéticos não cirúrgicos, como o Botox e a Radiofrequência.
Todos esses tipos de intervenção, quando indicados e realizados por um profissional qualificado, podem ter efeitos positivos no paciente. Porém é importante ressaltar que os tratamentos não cirúrgicos de rejuvenescimento não proporcionam os mesmos resultados do lifting facial.
Nos casos mais avançados, em que as rugas e flacidez da pele são mais expressivas, o facelift é a melhor opção. Mas, para aqueles pacientes que se encontram em uma fase inicial, os tratamentos estéticos podem ser vantajosos.
Além de retardar o avanço do envelhecimento e a necessidade de realizar procedimentos mais invasivos, essas opções não cirúrgicas podem ser excelentes adjuvantes no tratamento dos pacientes que passaram pela Ritidoplastia.
Portanto, idealmente, a forma mais eficaz de reduzir os sinais da idade que estão em estágio mais avançado é uma associação entre o lifting facial e os procedimentos estéticos não cirúrgicos.
Além disso, outros procedimentos de rejuvenescimento podem ser realizados em conjunto para promover melhores resultados. As intervenções tipicamente executados juntamente ao lifting facial são:
A cirurgia da face é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
A técnica cirúrgica a ser realizada depende dos sinais de envelhecimento do paciente, além das características psicológicas e do método que o cirurgião plástico entender que é mais adequado para a resolução do caso em particular.
Na maioria dos casos, a incisão do lifting facial começa na linha de implantação de cabelo, a nível das têmporas, estendendo-se para baixo em frente ao ouvido. Continua ao redor do ouvido e depois prolonga-se para trás da orelha, terminando no couro cabeludo.
Após a incisão, a pele é reposicionada de forma a ficar mais sustentada e com menos marcas de expressão.
O lifting facial pode ser uma boa opção se você:
Além disso, é necessário passar pela avaliação do cirurgião e de outros médicos, caso necessário, para avaliar a sua saúde no geral a fim de reduzir ou até mesmo corrigir possíveis riscos desnecessários durante a operação.
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
Assim como para qualquer outro tipo de cirurgia plástica, alguns cuidados são necessários no período após a cirurgia da face. No pós operatório da cirurgia de lifting facial é recomendado:
O aparecimento de edema (inchaço) pode acontecer. Nesses casos, é importante saber que a diminuição do edema é observada a partir do terceiro mês, quando os resultados começam a ser visualizados.
Alguns outros cuidados podem ser orientados pelo seu cirurgião de acordo com o seu caso. Consulte o seu cirurgião plástico e tire suas dúvidas sobre o lifting facial antes do procedimento.